Você sabe o nome dele – agora basta dizê-lo. No último domingo, a estreia do primeiro dos últimos oito episódios de Breaking Bad estabeleceu um novo marco para a série que acompanha o (moralmente ambíguo) ex-professor de química Walter White. O episódio fez com que 5,9 milhões de pessoas ficassem coladas no sofá, um recorde de audiência para a série em suas cinco temporadas (até agora). Não é pouca coisa. Mas, conforme o seriado aproxima-se de seu desfecho, pode-se deslumbrar um novo desafio: será que o gran finale pode ir ainda mais longe? Ao longo da história, episódios finais de séries amadas pelo público estabeleceram recordes difíceis de serem quebrados.

Conheça os 10 episódios finais com maior audiência da televisão*:

10. Home Improvement

10_home improvement

Número de espectadores: 35,5 milhões
Quando: 25 de maio de 1999

Habilidoso com ferramentas (apesar de ser um tanto desastrado), Tim Taylor não tinha muita destreza ao resolver os problemas familiares. E era aí que estava a graça da sitcom que foi ao ar entre 1991 e 1999. Home Improvement, que acompanhava a vida da família Taylor e do misterioso vizinho Wilson, lançou a carreira do comediante Tim Allen e foi um dos primeiros papéis na TV dePamela Anderson. O último episódio da série, que foi ao ar originalmente em 25 de maio de 1999, marca também o fim do Tool Time, programa sobre reformas e dicas para a casa que o personagem de Tim apresentava dentro do universo do seriado.

9. Caras & Caretas (Family Ties)

09_family ties

Número de espectadores: 36,3 milhões
Quando: 14 de maio de 1989

Diferente de outras famílias disfuncionais desta lista, as divergências entre os Keatons começavam na política: os pais, ex-hippies e de esquerda, tinham problemas com seu filho mais velho, republicano e conservador. O jovem careta, interpretado pelo eterno Marty McFly, Michael J. Fox, era a representação perfeita do choque de culturas vivido nos anos 80 – tema de grande parte do humor da série exibida entre 1982 e 1989.

8. Tudo em Família

08_all in the family

Número de espectadores: 40,2 milhões
Quando: 8 de abril de 1979

Baseada na comédia britânica Till Death Us Do Part, exibida entre 1965 e 1975, All in the familyestreou em 1971 já causando burburinho. O seriado levou para a telinha temas que, até então, eram tabus na TV estadunidense – racismo, homossexualidade, feminismo, estupro, aborto, câncer de mama, a Guerra do Vietnã, menopausa e impotência foram só alguns dos temas da vida real que passaram a ter espaço no horário nobre.

7. The Cosby Show

07_cosby

Número de espectadores: 44,4 milhões
Quando:
 30 de abril de 1992

O comediante Bill Cosby comandava o bem sucedido seriado que foi ao ar entre 1984 e 1992 na TV estadunidense. The Cosby Show acompanhava as desventuras diárias dos Huxtable, família afro-americana de classe média que vivia no Brooklyn, em Nova York. A inspiração para a série veio dos stand-ups feitos por Cosby – que, por sua vez, eram baseados em sua própria vida familiar.

6. The Tonight Show com Johnny Carson

06_tonight show
A pequena Drew Barrymore conversa com Johnny Carson

Número de espectadores: 50 milhões
Quando: 
22 de maio de 1992

No ar desde 1954, The Tonight Show é o mais antigo programa de auditório exibido na TV dos EUA. Hoje, é Jay Leno quem está à frente do talk-show, mas é difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar de seu mais icônico apresentador. Johnny Carson comandou o programa durante 30 anos e, na noite de 22 de maio de 1992, deu boa noite pela última vez a um público de 50 milhões de telespectadores.

5. Magnum, P.I.

05_magnum

Número de espectadores: 50,7 milhões
Quando: 
1º de maio de 1988

O fim quase veio mais cedo: no último episódio da sétima temporada de Magnum, P.I., o investigador particular anda em direção às nuvens, naquele que deveria ser o fim de suas aventuras na Terra no Havaí. Mas a CBS subestimou o amor dos fãs pelo herói interpretado por Tom Selleck. Depois de perceber a indignação dos fãs com o final do seriado e a morte do detetive, a emissora voltou atrás, tirou Magnum de um coma e produziu outros 12 episódios. Melhor para eles: o último (agora de verdade) episódio da série acabou contando com mais de 50 milhões de espectadores. Um final feliz.

4. Friends

04_friends

Número de espectadores: 52,5 milhões
Quando: 
6 de maio de 2004

A porta do apartamento roxo se fechou pela última vez em 6 de maio de 2004 e mais de 50 milhões de pessoas estavam do outro lado do televisor para dizer adeus a Ross, Rachel, Monica, Chandler, Joey e Phoebe – os seis amigos que, durante 10 anos, foram hit absoluto na televisão. Friends é a série mais recente no top 10 de finales mais assistidos, e parece difícil superar a marca do já clássico seriado.

3. Seinfeld

03_seinfeld


Número de espectadores: 
76,3 milhões
Quando: 
14 de maio de 1998

Depois de testemunharem um roubo, Jerry, George, Elaine e Kramer são levados a julgamento e acusados por não prestarem socorro à vítima. Ops. É essa a trama que conduz o episódio final de uma das mais amadas sitcoms da história. Para ajudar a dar adeus ao quarteto, icônicos personagens que passaram pela série ao longo de seus oito anos voltam para prestar depoimentos sobre os acusados, relembrando suas muitas desventuras.

2. Cheers

02_cheers

Número de espectadores: 93 milhões
Quando: 
20 de maio de 1993

Cheers quase foi cancelada em sua primeira temporada – algo inimaginável para os fãs fervorosos que acompanharam o seriado que se tornou um dos grandes clássicos da TV estadunidense. Depois de 11 temporadas e mais de 270 episódios premiados com um total de 28 Emmys, em maio de 1993 Sam, Diane e companhia beberam uma última cerveja no Cheers, bar onde todos sabiam seu nome.

1. M*A*S*H

01_MASH

Número de espectadores: 105,9 milhões
Quando: 
26 de fevereiro de 1983

Muitos podem tentar, mas superar o marco de M*A*S*H parece ser uma missão impossível. Inspirada no filme homônimo de 1970 (que ganhou a Palma de Ouro em Cannes), a série antibélica se destacou na telinha ao longo de 11 temporadas e 253 episódios. E seu adeus não poderia ser melhor sucedido: mais de 105 milhões de pessoas assistiram ao último episódio da série, veiculado originalmente em 26 de fevereiro de 1983, um recorde de público que M*A*S*H mantém há 30 anos.

* Os números são relativos à audiência medida na data de exibição original dos episódios nos Estados Unidos.

Fontes: NY Daily News; Examiner; USA Today; Reuters; SUPER

Anúncios