Algumas culturas não são muito amigáveis com turistas – essas pessoas que visitam países estrangeiros com o objetivo de se divertir, aprender e conhecer algo novo. Não necessariamente o fato de uma nação ser pouco simpática com visitantes tem relação com guerras ou conflitos internos. Às vezes, é a cultura e a estrutura do local que acaba determinando essa antipatia com quem vem de fora.

A organização internacional World Economic Forum (WEF) lança relatórios globais sobre diversos temas. No último relatório sobre Competitividade no setor de Viagem e Turismo, lançado em 2013, a organização fez um questionário com executivos de 140 nações, perguntando “Quão bem vindos são os visitantes estrangeiros ao seu país?”. Os entrevistados avaliaram os países com notas de 1 (pouco hospitaleiro) a 7 (muito hospitaleiro). Conheça as 10 nações menos amigáveis com turistas, de acordo com o ranking.

Para quem ficou curioso: a Islândia foi o país avaliado como o mais hospitaleiro, com nota 6.8. O Brasil ficou em 43º lugar, com nota 6.4.

10. Mongólia 
Nota: 5.5

Mongolia
9. Bulgária

Nota: 5.5

Bulgaria
8. Eslováquia

Nota: 5.5

Eslovaquia
7. Paquistão

Nota: 5.3

Paquistão
6. Irã

Nota: 5.2

Ira
5. Letônia

Nota: 5.2

Letonia
4. Kuwait

Nota: 5.2

kuwait
3. Rússia

Nota: 5.0

Russia
2. Venezuela

Nota: 4.5

Venezuela
1. Bolívia

Nota: 4.1

Bolívia