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A ANS divulgou em seu sítio a lista dos planos de saúde com maior índice de reclamações até o mês de março de 2014. No site, além do ranqueamento das operadoras, o consumidor pode se informar especificamente sobre o índice de reclamações de sua operadora em particular, com um histórico de até 24 meses até a última consolidação.

O Índice de Reclamações é construído a partir do total de reclamações que a Agência Nacional de Saúde recebe dos consumidores de planos privados de saúde. O cálculo consiste na relação entre a média de reclamações dos beneficiários de planos privados de saúde contra uma operadora com registro ativo na ANS nos últimos seis meses e a média do número de beneficiários desta operadora no mesmo período.

Se você tem ou teve um problema com sua operadora de plano de saúde, não deixe de comunicar a ANS. Reclamações e denúncia podem ser feitas por telefone, internet, correspondência ou presencialmente. Veja abaixo como entrar em contato com a Agência:

Disque ANS – 0800 701 9656 (a ligação é gratuita)

Formulário de atendimento (é necessário cadastrar-se):http://www.ans.gov.br/index.php/aans/central-de-atendimento/formulario-de-atendimento

Os endereços dos Núcleos de Atendimento da ANS (são doze em todo o país), você encontra aqui: http://www.ans.gov.br/index.php/aans/nossos-enderecos
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onte: Idec