O que fazer com a montanha de lixo que as grandes cidades produzem todos os dias? Enquanto o consumo não diminui, tem gente que fica matutando para encontrar boas soluções. É o caso da equipe de arquitetos da Present Architeture, de Nova York, que criou um projeto genial –The Green Loop* -, que reúne dez ilhas de compostagens espalhadas pela cidade.

Todos os anos o município produz aproximadamente 14 milhões de toneladas de lixo, cerca de 30% é orgânico. Esse detrito todo demanda U$ 300 mil para ser encaminhado ao destino adequado – fora do estado!!– além do prejuízo ambiental, que vai de emissões de gases deefeito estufa a grandes depósitos de resíduos que só crescem.

O The Green Loop deverá ser construído no Rio Hudson e contempla horta comunitária e vastaárea verde para uso de moradores e turistas. A compostagem aconteceria embaixo do espaço de convivência. Para dar conta da quantidade de lixo orgânico produzido na cidade, seriam necessárias dez ilhas.

É um projeto bastante inovador que, pelo que parece, ajudaria a melhorar a gestão do lixo de Nova York e seria um grande apoio para as iniciativas lançadas pela gestão do antigo prefeito, Michael Bloomberg. Ele planejava implementar serviços de compostagem na cidade e chegou a lançar programa-teste antes de sair.

No distrito de Staten Island, 3,5 mil famílias se voluntariaram para participar desse programa, que já deu bons resultados e permite estimativa animadora: que 100 mil toneladas diárias seriam poupadas, caso a medida fosse ampliada para a cidade inteira.

Não se sabe se o programa será continuado pelo novo chefe da administração municipal, Bill de Blasio. Quem sabe ele se inspira no The Green Loop para promover uma cidade ainda mais sustentável.

Veja mais imagens do projeto, abaixo:the-green-loop-ilhas-compostagens-em-NY-para-melhor-gestao-lixo_02
Moradores em mutirão para cuidar da horta comunitária do The Green Loop

the-green-loop-ilhas-compostagens-em-NY-para-melhor-gestao-lixo_03
Trabalhadores responsáveis pela compostagem da cidade, na parte de baixo de cada ilha

the-green-loop-ilhas-compostagens-em-NY-para-melhor-gestao-lixo_04
O projeto contempla vasta área verde que seria bem aproveitada por moradores e turistas
Fonte: SUPER

Anúncios