Especialistas recomendam fazer uma planilha para gerenciar o orçamento familiar, fazer uso mais racional do seu dinheiro e  evitar o endividamento. Para apoiá-lo nessa tarefa, listamos alguns modelos prontos, gratuitos, que contemplam os mais variados perfis de consumidores.

Segundplanilha-orçamentáriao dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o total de endividados no mês de junho foi de 62,5%, revelando uma queda em relação ao mês anterior que chegou a 62,7%. Embora tenha havido uma diminuição nesse índice, o percentual de famílias com dívidas ainda é preocupante.  Nesse levantamento, o cartão de crédito (76,1%,) foi apontado como um dos principais tipos de dívidas.

Utilizar o  cartão de crédito para pagar todas as contas pode ser muito cômodo e vantajoso, mas é essencial ter cautela para não perder o controle, principalmente, quando o usuário possui mais de um carão e faz uso freqüente do parcelamento das compras. O consumidor que possui gastos mensais fixos como, por exemplo, aluguel, alimentação, financiamentos, entre outros, deve ficar ainda mais atento na hora de assumir novas dívidas para evitar a inadimplência.

Há um consenso entre os especialistas que o planejamento do orçamento familiar é a melhor maneira de organizar os gastos e evitar o endividamento. Dessa forma, é aconselhável que o consumidor liste em uma planilha  todas as despesas fixas, dívidas temporárias e a renda mensal que recebe, além de registrar, diariamente, todos os gatos para acompanhar e gerenciar melhor as despesas. Só assim, poderá saber qual é a sua condição financeira real para assumir ou não mais gastos.

Se você tem dificuldade em usar esse tipo de ferramenta, não se preocupe, pois na internet existem várias instituições que oferecem, gratuitamente, planilhas prontas para os mais variados perfis de consumidores.  Para ajudá-lo nessa tarefa listamos algumas dicas:

Planilha de Planejamento doméstico do Idec: as despesas são registradas  pelo histórico, todas as contas são codificadas e direcionadas para os respectivos grupos automaticamente.  A ferramenta oferece critério para registro de compras com cartão de crédito à vista e parcelado, indicando o comprometimento de renda futura e possui  uma planilha exclusiva para compras parceladas no cartão de crédito.

Guia de bolso:  se conecta as suas contas bancárias e cartões de crédito e débito. Você planeja o quanto quer gastar em cada categoria e a ferramenta atualiza automaticamente seus gastos diários, mostra quanto você já gastou e quanto ainda pode gastar para se manter no seu plano. Além disso, faz um diagnóstico sobre a situação financeira do usuário classificando-a em 04 modalidades: em apuros, no limite, poupador e investidor.

 Planilha BM&FBovespa:  reúne em uma única aba do Excel o orçamento de todos os meses do ano. O documento possui um quadro de anotações para investimentos e classifica as despesas em quatro tipos, possibilitando melhor organização dos gastos: fixas (aquelas que têm o montante mensal); variáveis (aquelas que acontecem todos os meses, mas que podemos tentar reduzir); extras (são as extraordinárias, mas que devemos estar preparando para quando acontecerem); e, adicionais (que são aquelas que não precisam acontecer todo mês).

Hábil Pessoal + Veículos um software que permite o uso  por mais de um membro da família e a utilização em rede.  Oferece opção de controle das contas bancárias, cartões de crédito, além de agenda de contatos e compromissos.  A ferramenta é uma boa opção para o consumidor que possui veículo, registrando gastos com viagens, manutenções pendentes, gráficos, média de km/litro.  Tem suporte técnico gratuito.

FinanceDesktopo software possibilita o armazenamento de  todos os seus extratos de banco em formato digital, tem uma ferramenta de imposto de renda para apurar sua tributação em investimentos em ações, agilizando a sua declaração anual, além de um gerenciador de Fundos e  relatórios e gráficos,  permitindo  melhor visualização do que acontece com o seu dinheiro.
Fonte: Diário do Consumidor