Tags

, ,

Com a proximidades das férias escolares é preciso aumentar o cuidado em relação às crianças, pois fora da rotina diária elas costumam ter mais tempo livre e ficam mais expostas a possíveis acidentes.

De acordo com uma pesquisa realizada pela UNIFAES – Unidade de Formação em Aperfeiçoamento e Especialização, os acidentes ocorrem em sua maioria dentro de residências  e são mais comuns dentro da faixa etária dos 3 aos 12 anos.  Conforme vão crescendo, as crianças vão aprimorando suas habilidades motoras, cognitivas e sensoriais, mas até que este processo esteja completo, a criança fica vulnerável a uma série de perigos exigindo cuidados especiais e atenção redobrada.

Alguns elementos do nosso cotidiano e no ambiente que vivemos estão ligados ao aumento da exposição das crianças aos riscos de acidente. A falta de informação e de infraestrutura adequada em áreas  de lazer, em algumas creches/escolas e até mesmo em  nossas casas são alguns exemplos desta relação. Diante desse cenário, as estáticas de acidentes tornam-se um  importante instrumento para conhecer as particularidades e diferentes características infantis, por faixa estaria, compreender a incidência de determinados acidentes e, em alguns casos,  implementar medidas preventivas.

Caso tenha dificuldade de visualização dos dados clique em cima da figura.

Fonte: Datasus/Ministério da Saúde/2008 – Brasil

Fonte: Datasus/Ministério da Saúde/2008 – Brasil