oab-rsDiversas novas sedes de subseções inauguradas, a continuidade da Caravana das Prerrogativas, a realização de Desagravos Públicos a advogados ofendidos no exercício da profissão, o lançamento do Movimento OAB/RS em Defesa dos Honorários Advocatícios, a exclusão de advogados, a atualização da tabela de honorários, foram alguns dos principais destaques deste ano.

Em 2012, a OAB/RS protagonizou inúmeras lutas e conquistas em prol dos advogados e de toda a sociedade. Reiterando seu compromisso com os profissionais do Interior, a Ordem gaúcha esteve presente em diversas subseções, cumprindo roteiro de interiorização, por meio de reuniões com a classe de todas as regiões.

A entidade também se reuniu com as 106 subseções nos Colégios de Presidentes que ocorreram, neste ano, em Capão da Canoa e Passo Fundo, para debater os assuntos da classe.

O ano foi marcado ainda pelas comemorações dos 80 anos da Ordem gaúcha, data que foi marcada pelo sucesso da VI Conferência Estadual dos Advogados, que promoveu painéis para os advogados, shows, peça teatral e a tradicional Sessão Magna.

A OAB/RS iniciou a luta contra os maus serviços prestados pelas operadoras de telefonia aos seus consumidores, entregou ao governador milhares de assinaturas requerendo a aplicação de 12% do orçamento em saúde, vistoriou o Presídio Central, cobrando melhorias no caos instalado no local.
Em 2012, ainda, os advogados gaúchos conquistaram 32 dias de merecido descanso no âmbito da Justiça Estadual.

Diversas novas sedes de subseções inauguradas, a continuidade da Caravana das Prerrogativas, a realização de Desagravos Públicos a advogados ofendidos no exercício da profissão, o lançamento do Movimento OAB/RS em Defesa dos Honorários Advocatícios, a exclusão de advogados, a atualização da tabela de honorários, centenas de convênios firmados pela ESA com instituições de ensino, parceria entre OAB-Prev e a CAA/RS foram algumas realizações da entidade durante o ano. No campo legislativo, a Ordem gaúcha cobrou incansavelmente a aprovação dos projetos de lei que estão em tramitação no Congresso e são, não só de interesse dos advogados, bem como, de toda a sociedade.

Também, no final deste ano, foi escolhido pela advocacia gaúcha, com 75% dos votos, o novo presidente da entidade, para o triênio 2013-2015, Marcelo Machado Bertoluci.

O ano de 2012 foi marcado por muitas lutas e conquistas da Ordem gaúcha, confira algumas delas:

JANEIRO

Em janeiro, a OAB/RS intensificou o projeto “Caravana das Prerrogativas” visitando dezenas de subseções logo no início do ano. Também foi destaque, a preocupação da entidade com a defasagem do Judiciário gaúcho e a mobilização da OAB em defesa do CNJ. Clique aqui e confira. 

FEVEREIRO

Temas relacionados aos honorários advocatícios e à área da saúde foram destaques no mês de fevereiro. Como já é tradição da entidade, a OAB/RS participou de mais uma edição da Cavalgada do Mar. Clique aqui e confira.

MARÇO

O mês de março teve forte atuação na fiscalização do exercício profissional. Precatórios e unificação dos sistemas de processo eletrônico também foram destaques deste mês. Clique aqui e confira.

ABRIL

Abril foi mês da VI Conferência Estadual dos Advogados, em que a OAB/RS comemorou seus 80 anos de história, promovendo painéis para os advogados, shows, peça teatral e a tradicional Sessão Magna – evento que contou com a participação do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante.

Aos advogados do Interior, inaugurou as sedes das subseções e Vacaria e Igrejinha. Além disso, lançou o Movimento Saúde Rio Grande, que reuniu centenas de representantes da sociedade e reafirmou o compromisso com a defesa dos interesses da sociedade, denunciou a tragédia anunciada do Presídio Central. Clique aqui e confira

MAIO

Neste mês, a Ordem gaúcha deu continuidade às cobranças de melhorias do sistema prisional, da saúde pública e para o colapso no Judiciário. A primeira fase das Caravanas das Prerrogativas foi encerrada com os advogados do Interior e da Capital. Para tratar de precatórios, os presidentes do CFOAB e da OAB/RS reuniram-se com ministro do STF José Antonio Dias Toffoli. A entidade também excluiu advogados e defendeu profissionais éticos em Desagravos Públicos. Além disso, inaugurou a sede da subseção de São Borja e realizou o Colégio de Presidentes de Capão da Canoa. Clique aqui e confira

JUNHO

Em junho, a OAB/RS afirmou que a telefonia é caso de CPI. No campo corporativo, mais desagravos foram aprovados pelo Conselho Pleno e realizados pela entidade. Os resultados concretos da Caravana das Prerrogativas foram apresentados aos advogados. A classe também foi alertada sobre a cobrança de ISSQN irregular e a sede da subseção de Taquara foi inaugurada. Clique aqui e confira

No segundo semestre do ano, a Ordem gaúcha comemorou o mês do advogado, a conquista pela suspensão dos prazos processuais para as férias dos advogados, e deu continuidade às várias lutas que vem desempenhando, como a aplicação dos 12% do orçamento em saúde e as melhorias no serviço de telefonia móvel.

JULHO

Em julho, a OAB/RS iniciou a luta contra os maus serviços prestados pelas operadoras de telefonia aos seus clientes, entregou ao governador milhares de assinaturas pela aplicação de 12% do orçamento em saúde, atualizou a tabela de honorários, entre outros. Clique aqui e confira.

AGOSTO

No mês do advogado, a advocacia foi reconhecida e homenageada pela sociedade. Ainda em agosto, a OAB/RS realizou dezenas de eventos e comemorações para marcar a data. Entre os destaques, a Caravana das Prerrogativas iniciou a sua segunda edição. Clique aqui e confira.

SETEMBRO

Movimento OAB/RS em Defesa dos Honorários Advocatícios, realização de Desagravos Públicos e a conquista dos 32 dias de suspensão dos prazos processuais junto ao TJRS, são alguns momentos do mês de setembro.Clique aqui e confira.

OUTUBRO

Em outubro, a Ordem gaúcha continuou atuando em diversas frentes.  Entre os principais acontecimentos deste mês, estão a última edição do Colégio de Presidentes de 2012 e o Presídio Central. Clique aqui e confira.

NOVEMBRO

No mês de novembro, a OAB/RS passou pelo período eleitoral, manteve em pauta a batalha pela melhoria dos serviços de telefonia e obteve resultados quanto aos requerimentos da entidade por meio da Comissão de Acesso à Justiça. Clique aqui e confira.

DEZEMBRO

No último mês do ano, a Ordem gaúcha deu seguimento ao trabalho desenvolvido junto às operadoras de telefonia, além d o lançamento da nova Tabela de Honorários e a inauguração de novas sedes de subseções no interior do Estado. Clique aqui e confira.
Fonte: OAB/RS

About these ads