Acidentes dentro de casa são muito perigosos e podem ser evitados com procedimentos bem simples de segurança. Na semana passada, falamos sobre alguns desses cuidados. Nesta semana, complementamos as dicas de segurança para o ambiente doméstico, atendendo às muitas sugestões que nos chegam. Se você tem uma sugestão ou dica sobre segurança, envie para nós!

Cuidados no ambiente doméstico:

– Mantenha a casa bem iluminada e, à noite, deixe pelo menos um cômodo aceso para o caso de acordar e ter de se deslocar na casa.

– Evite o uso de velas como iluminação. Caso seja necessário, acenda-as em uma base de vidro ou porcelana, longe de materiais inflamáveis, como por exemplo, cortinas e toalhas. E cuide de apagá-las quando não mais necessárias.

– Mantenha os cômodos da casa sempre bem arejados.

– O fumo faz mal à saúde e fumar na cama pode causar graves acidentes.

– Verifique constantemente a estabilidade dos móveis da casa.

– Os remédios e cosméticos devem ser conservados em suas embalagens originais e guardados em local seguro.

– Panela de pressão requer manutenção cuidadosa, por isso mantenha a válvula sempre limpa para evitar risco de explosões.

– Cogite instalar um portão que separe a cozinha do restante da casa para evitar o acesso de crianças.

– Nunca use álcool líquido, ele é um dos maiores causadores de acidentes.

– Dê preferência à utilização das bocas mais afastadas do painel do fogão, especialmente no preparo de frituras.

– Fósforos, isqueiros e acendedores devem ser mantidos em local seguro e longe do alcance de crianças.

– Nunca deixe o piso molhado, especialmente na cozinha ou banheiro.

– Tampe bem o recipiente de lixo.

– Utensílios com conteúdo aquecido, como uma xícara de café, devem ser mantidos longe do alcance de crianças e animais.

– Coloque objetos de uso frequente em locais de fácil manuseio, diminuindo a necessidade de acessar lugares altos.

– Produtos de limpeza, inseticidas e demais produtos tóxicos devem ser acomodados nas prateleiras mais altas e distantes dos alimentos.

– Evite subir em mesas, cadeiras, banquetas e móveis, devido ao risco de quedas.

– Degraus ou pequenos desníveis no piso são responsáveis por muitas quedas. Sinalize os ressaltos para aumentar a visibilidade.

– A utilização de pisos antiderrapantes no banheiro, cozinha e em áreas externas aumenta bastante sua segurança.

– Em caso de haver na casa moradores com necessidades especiais, aumente a segurança dos ambientes colocando barras de apoio, por exemplo.

– Varandas e sacadas são um grande risco para as crianças. Utilize grades e redes de segurança, observando sempre para que não haja vãos de tamanho inseguro entre elas.

– Fique atento com a fixação firme das redes de dormir ou de descanso. Coloque-as com pouca altura em relação ao chão e evite usá-las com mais de um usuário. Não adormeça na rede com crianças.

– A iluminação e a sinalização da garagem devem ser adequadas, evitando risco de acidentes. Verifique se não há nada em torno do automóvel antes de sair. Tenha especial cuidado com crianças e animais que podem se esconder embaixo do veículo.

– Tenha todo o cuidado no momento de fechar portas e janelas da residência, portas e porta-malas do automóvel, gavetas ou armários. Eduque as crianças para evitar deixar as mãos na área de fechamento ou das dobradiças.

– Instale redes ou grades de proteção ao redor da piscina.

– Guarde em local seguro os cortadores de grama e as ferramentas de jardinagem. Tenha cuidado com plantas que contenham espinhos e jamais cultive plantas venenosas em locais acessíveis a animais e a crianças.
Fonte: Idec