Há poucos dias do carnaval a festa já começou em várias cidades, levando milhares de pessoas ao carnaval de rua. Para você que vai cair na folia, listamos 08 dicas para aproveitar o melhor dessa festa.

1)    Fantasias:

Busque roupas leves e arejadas.  Vale lembrar que fantasia também deve apresentar a etiqueta com as características têxteis do produto como sua composição, tratamento de cuidado para conservação e identificação do tamanho. Saber a composição do tecido evita que você compre gato por lebre, além de identificar possíveis reações alérgicas a determinado tipo de tecido, especialmente no caso das crianças.   A escolha do sapato tem um papel fundamental, busque um que seja o mais cômodo possível, que ofereça boa sustentação e, de preferência, que você já tenha usado anteriormente, minimizando assim surpresas como bolhas nos pés.

2)     Alimentação ideal:

Na véspera da folia, é recomendável que se consuma mais carboidratos como arroz, pães, macarrão, batata e aveia. De preferência as versões integrais, que sustentam o corpo por mais tempo. Momentos antes de partir para a festa, recomenda-se a ingestão de frutas, pois são mais ricas em água e sais minerais. Uma alimentação inadequada pode causar doenças como a diarreia e para evitá-las é preciso cuidado especial na manipulação e conservação dos alimentos.

3)    Bebidas:

Fique atento! A desidratação pode ser a vilã da história quando não há ingestão adequada de líquidos. Ela pode causar dores musculares, câimbras, moleza, transpiração, dificuldade de raciocínio e até mesmo desmaio. Para não ser pego de surpresa, o ideal é ingerir de pelo menos 2 litros de água (1,5 litros para crianças). Mas nem tudo que refresca hidrata, como é o caso do consumo de cerveja, energéticos e refrigerantes. A dica é tomar água, sucos, chás e água de coco.
Tome cuidado com o consumo em excesso de bebidas alcoólicas, além de colocar em risco a vida de terceiros, também pode causar problemas de saúde como Hipoglicemia (redução da taxa de açúcar no sangue), causando tontura, mal-estar, queda de pressão arterial, desmaios e até lesões cerebrais.

4)    Pele:

A pele também requer uma atenção especial, devendo sempre estar protegida. Dessa forma, abuse do protetor solar, escolhendo o fator de proteção de acordo com o tom da sua pele e repassando a cada duas horas.

3)    Crianças:

Além de observar as dicas acimacabe destacar que existem fantasias próprias para crianças e por isso jamais compre uma fantasia de adulto para que uma criança vista. Nas embalagens das fantasias infantis, há a indicação sobre a idade ideal do usuário, composição e, claro, o selo do Inmetro.
Muitas fantasias usam máscaras ou levam acessórios como pequenos brinquedos. Lembre-se que brinquedos infantis devem apresentar o selo do Inmetro. Máscaras, por exemplo, podem causar asfixia e outros brinquedos podem ter peças pequenas que podem ser engolidas. Assim, verifique a faixa etária à qual o produto se destina e lembre-se sempre de procurar o selo do Inmetro na embalagem, ele é a certeza de que o produto não oferece risco aos usuários.
Se for maquiar a criança, opte por produto infantil e antialérgico.
Não se esqueça de colocar pulseiras de identificação na meninada.

6) Segurança:

Algumas precauções com a segurança também são necessárias. Procure andar em grupo e leve apenas o dinheiro trocado e uma cópia autenticada do documento de identidade, nada de cartões de crédito ou de banco. Jóias e objetos de valor devem ficar em casa. Se for usar celular,  dê preferência a guardá-lo em bolsa “doleira” e mantenha o aparelho dentro de um saquinho plástico para evitar que molhe em caso de chuva ou com a água oriunda do carro pipa,  cada vez mais frequentes nos blocos para refrescar os foliões.

7) Em buscam de companhia:

Para os que vão aproveitar a festa para buscar companhia fique atento e, se rolar,  use camisinha.

8) Cuidado com a cidade:

Não faça xixi na rua, procure os banheiros químicos e evite andar sobre canteiros e pisotear jardins.

Faça com que o carnaval  seja mais um momento de celebração a vida, curta com alegria e responsabilidade.
Fonte: Idec

Se ingerir bebidas alcoólicas, não dirija!