O sol além de fonte de vida e luz para todos os seres vivos também é uma poderosa fonte de energia limpa e renovável. Dados da segunda edição de “O Setor Elétrico Brasileiro e a Sustentabilidade”, levantamento feito por ONGs que acompanham o setor, o Brasil tem capacidade solar para atender 10% da sua demanda atual de luz.

O uso de energia solar tem impactos ambientais e econômicos inegáveis. O site Autossustentável destacou, em artigo publicado em setembro, os seguintes benefícios:

Benefícios Econômicos

  • Aquecimento solar não necessita nenhum combustível, somente em dias chuvosos e nublados o sistema necessitará de um auxiliar elétrico e/ou a gás;
  • O período de recuperação do investimento em aquecimento solar pode ser muito curto dependendo da quantia de água quente utilizada no projeto;
  • Depois que o investimento inicial foi recuperado, a energia solar é praticamente gratuita e a economia se estenderá por tantos anos quanto o sistema estiver ativo.

Benefícios Ambientais

  • Aquecimento solar é energia limpa, renovável (diferentemente de gás, óleo e carvão) e sustentável, ajudando a proteger o nosso meio ambiente;
  • Os sistemas de aquecimento solar não poluem o ar, uma vez que, não lançam dióxido de carbono, o óxido de nitrogênio ou o mercúrio na atmosfera, como outras formas de energia fazem. Assim, esses sistemas não contribuem para aquecimento global, chuva ácida ou mistura de neblina e fumaça;
  • O sistema aquece a água no próprio local onde será usada.

Benefícios de Manutenção

  • Sistemas de aquecimento solar necessitam de pouca manutenção e sob condições normais tem longa vida útil, durante anos e mesmo décadas;
  • O funcionamento é silencioso, sem movimento e sem odores;
  • Os sistemas de aquecimento solar podem ser expandidos, acrescentando-se mais coletores e fazendo ajustes nas instalações conforme novas necessidades.

O aquecimento solar é  um sistema simples, composto por placas solares. Nessas placas, a água fria circula e é aquecida pelo sol. Já aquecida, ela é armazenada dentro de um tanque, chamado reservatório térmico. Esse reservatório mantém a água quente, propiciando água quente ao longo de um dia.

O sistema solar deve ser dimensionado junto a outro sistema auxiliar de aquecimento, assim, em períodos de muita chuva, o outro sistema passa a atuar. Esse outro sistema pode ser aquecimento a gás, chuveiro elétrico ou o aquecimento elétrico no próprio reservatório térmico que aquecerá a água.

Embora o investimento inicial seja alto, com um correto dimensionamento calcula-se que o valor investido retorne ao seu bolso na forma de economia mensal em menos de dois anos. Os aquecedores solares gera economia para seu bolso e para o Brasil, reduzindo a sobrecarga nos horários de pico e evita investimentos milionários na construção de hidrelétricas ou nucleares.

O Inmetro implementou um programa pioneiro chamado Qualisol Brasil em parceria  com a Associação  Brasileira  de Refrigeração Ar Condicionado Ventilação e Aquecimento  – ABRAVA e o Procel que qualifica revendedores projetistas e instaladores de sistema de aquecimento solar. Essa qualificação significa que esses fornecedores possuem adequado grau de confiança aos requisitos estabelecidos, ou seja, estão aptos a implantar um sistema de aquecimento solar segundo as normas e padrões de qualidade estabelecidos pelo mercado.

Para um bom funcionamento do aquecimento solar é necessário alguns cuidados na instalação.  Assim, o Instituo  tem uma cartilha completa sobre o tema onde  é possível ter acesso a essa e outras dicas sobre o assunto. Confira!

Fonte: Cartilha Inmetro – Aquecimento Solar; Site Autosustentável .