Tags

, ,

Breivik é oficialmente considerado terrorista na Noruega

O responsável pela morte de 77 pessoas na Noruega, em julho de 2011, Anders Behring Breivik, foi oficialmente acusado, nesta quarta-feira, de homicídios voluntários e terrorismo pela Justiça do país.

Com a decisão, Breivik pode pegar uma pena de 21 anos de prisão ou detenção em segurança, por sua vez renovável se ele for tido com perigoso. Caso o autor dos ataques seja considerado penalmente inimputável, ele pode ser internado em hospital psiquiátrico até morrer.

O norueguês, que reagiu com calma à decisão, está detido provisoriamente no presídio de Ila, perto de Oslo, aguardando o começo do processo, que deve ser iniciado em 16 de abril.

Com traje policial, Anders Breivik efetuou disparos aleatórios durante quase uma hora, atingindo jovens do partido trabalhista que se reuniam na ilha de Utoya. O incidente ocorreu pouco tempo depois da explosão de uma bomba na porta da sede do governo.

O tribunal distrital de Oslo permitiu que jornalistas transmitam o julgamento do terrorista Anders Breivik. O nacional canal de televisão norueguês NRK mostrará a abertura das audiências do caso, declarações de advogados e procuradores e anúncio de veredicto.

No entanto, os telespectadores não verão as declarações de próprio Breivik. O tribunal acredita que a transmissão influenciará o comportamento do criminoso, dando a possibilidade de fazer propaganda de suas opiniões radicais. Além disso, o discurso do terrorista pode causar sofrementos mentais às vítimas.
Fonte: Reuters